Originada nas empresas de TI, que precisavam aprimorar o gerenciamento de seus projetos, a metodologia Scrum se tornou destaque no mercado por priorizar uma gestão ágil e eficiente.
Por ser menos burocrático e mais produtivo, esse método ganhou rapidamente a confiança de equipes que lidavam frequentemente com atrasos e a necessidade de modificações no planejamento inicial de suas atividades.
Neste post, você vai entender por que o framework Scrum vem se destacando e ganhando tanta popularidade nas empresas dos mais diversos setores, e como suas práticas vêm tomando o lugar de metodologias tradicionais por serem mais dinâmicas e flexíveis.
Por que a metodologia Scrum ganhou destaque no mercado?
A resposta para essa pergunta é muito simples: flexibilização e adequação às expectativas do cliente.
Enquanto uma metodologia tradicional de gerenciamento propõe que todas as atividades do projeto sejam planejadas no início, o Scrum segue um passo a passo (que é o seu principal diferencial).
Primeiramente, as prioridades do cliente são avaliadas e, a partir delas, as tarefas são planejadas, executadas e entregues em etapas curtas e bastante eficazes.
Com isso, os processos se tornam menos engessados e a equipe passa a estar mais preparada para possíveis dificuldades, recebendo o acompanhamento necessário para exercer suas funções.
Não é à toa que, segundo “The 2015 State of Scrum Report”, da Scrum Alliance, 87% das pessoas que usaram o Scrum afirmaram que a metodologia melhorou a qualidade no trabalho e 95% planejam continuar usando.
Com menos burocracia e entregas mais rápidas, o Scrum também ganhou o mercado pela facilidade de compreensão e capacidade de ser aplicado em empresas de diferentes especialidades e tamanhos.
Mas como funciona a metodologia Scrum na prática?
Como explicamos antes, a metodologia Scrum ordena a execução de suas atividades de acordo com as prioridades do cliente e, por isso, foca em planejamentos mais curtos e práticos.
Na etapa inicial, define-se todas as entregas que devem ser feitas no projeto, mas sem detalhar essas entregas em atividades menores.
Neste estágio, não há a necessidade de sequenciá-las e o detalhamento será feito em um momento posterior. Antes, é preciso se preocupar com a definição do tamanho do Sprint.
Sprints são ciclos de mesma duração, que vão se sucedendo um após o outro durante todo o projeto e duram, normalmente, entre duas e seis semanas.
Dessa forma, a equipe do projeto “olha” para o Product Backlog e escolhe o que deve ser feito dentro desse tempo do Sprint.
É nesse momento, então, que se faz o detalhamento de todas atividades que serão executadas durante este ciclo. Isso é conhecido como Sprint Backlog.
Na metodologia Scrum, o acompanhamento das tarefas acontece, se possível, diariamente por meio de reuniões curtas e objetivas, nas quais a equipe conversa a respeito do andamento do projeto e possíveis dificuldades.
Ao fim do Sprint, há a entrega de alguma funcionalidade ao cliente, a avaliação do trabalho realizado naquele período e o planejamento de um novo ciclo com outras atividades.
Com a constante entrega de valor para o cliente, há a chegada de feedbacks mais rápidos, que permitem entender como o projeto pode ser aprimorado a cada etapa.
Dessa forma, a empresa consegue se aproximar da realidade do cliente e, consequentemente, direcionar os esforços de suas equipes para um gerenciamento e uma produção de alta qualidade.