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Por que algumas empresas batem metas ditas como impossíveis?

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Qualquer organização que visa crescer, desenvolver e se referência precisa de ter um bom sistema de gestão de metas. Concorda? Afinal, quando não sabemos para onde ir, qualquer resultado serve. E quando falamos de um mundo BANI, não há espaço para somente ir tocando, precisamos saber exatamente para onde queremos ir, qual é o nosso propósito e quais resultados queremos alcançar e, claro, nos adaptar rapidamente ao ambiente.

Não sabe o que é o mundo BANI? acesse aqui.

Não há forma mais concreta de definirmos os resultados desejados que traçarmos as metas de nossas organizações e equipes.  A implantação correta de metas é o primeiro passo para atingir resultados dentro das equipes e organizações. Apesar de ter inúmeras formas de fazer isso, nós aconselhamos cada vez mais a utilização das OKR’s.

Se você não sabe o que é OKR, acesse aqui.

Mas nesse texto, a gente queria abordar algo que nos chama muito atenção no IEEP. Quais são os fatores que levam uma organização a atingir os seus resultados? Por que algumas empresas batem metas ditas como impossíveis?

Esse é um processo delicado e não há resposta certa. Como diz Vicente Falconi, consultor de grandes empresas e referência em gestão de metas e resultados:

“A meta fácil demais a ser atingida não leva à busca de conhecimento. A meta impossível de ser atingida leva ao desânimo. É por isso que a meta tem de ser colocada de forma técnica.”

No entanto, nos últimos anos a equipe do IEEP pode presenciar casos em que empresas colocaram metas altamente desafiadoras (que normalmente teriam sido tidas como impossíveis) e mesmo assim conseguiram atingir esses resultados. Mas qual o segredo dessas empresas? Qual é o fator mais importante para o alcance de resultados antes inimagináveis?

Metas impossíveis

Para achar esta resposta, estudiosos vêm desempenhando várias pesquisas para entender qual é a ciência por trás das grandes conquistas. Um dos estudos mais bem-sucedidos foi desenvolvido por Mark Murphy, chamado HARD Goals. Nele, o autor observou quatro fatores sempre presentes em equipes que alcançam objetivos consistentemente:

    • Heartfelt — você tem que ter uma conexão emocional com o seu objetivo;
    • Animated — você e sua equipe devem enxergar e sonhar que o alcance desse objetivo é possível. Vocês devem imaginar o resultado final;
    • Required — o que vocês estão buscando deve ser algo realmente necessário para uma visão maior;
    • Difficult — grandes conquistas são aquelas que são realmente difíceis.

Todos esses aspectos são importantíssimos para atingir os objetivos traçados. Mas durante um treinamento que ministrava, um aluno me perguntou:

“Professor, qual desses quatro fatores é o mais imprescindível?”

A resposta para mim era muito clara: o aspecto emocional ligado a um objetivo é o fator mais importante para o alcance de metas. Por melhor que seja seu processo de estabelecimento de metas, se as pessoas não estiverem conectadas emocionalmente com aquilo, simplesmente nada acontece.

“Quando você está no início do seu processo de metas, você precisa desenvolver sentimento. Você deve procurar um apego emocional aos seus objetivos. Isso lhe dá a energia incessante para persegui-los, não importa quão difícil é isso”.

Mark Murphy

Conheça os 10 passos para implementar OKR na empresa.

Esse ponto é relevante, pois um método muito utilizado no ensino da gestão de metas é o método SMART. Já ouviu falar dele?

De forma resumida, o SMART aborda que as metas precisam ser: específicas (specifics), Mensuráveis (measurable), Atingível (achievable), Relevant (Relevant) e Temporal (Time-based). Todos esses pontos são altamente relevantes, mas o modelo esquece simplesmente o mais importante: o aspecto emocional.

Precisamos entender que o lado emocional do cérebro direciona muito mais o comportamento humano do que o lado emocional. Gestão de metas não pode ser somente um conjunto de números. As metas precisam contar uma história e não deixe de se perguntar: por que o meu time teria energia para perseguir essa meta?

Portanto, lembre-se ao criar e comunicar as suas metas: as pessoas devem comprar a ideia, devem ser motivar por elas e devem criar o desejo intrínseco de atingi-la! Dessa forma, até metas que antes pareciam impossíveis, tornam-se realidade. As pessoas simplesmente acreditam no inimaginável e, portanto, fazem acontecer!

Quer um modelo efetivo para implementar uma gestão de metas via OKR, não deixe de acessar o nosso e-book que aborda tudo sobre as OKR’s.

Nicolas Giffoni, co-fundador do IEEP

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