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Como garantir que seu time entenda a estratégia do negócio?

A importância de comunicar a estratégia para o sucesso do seu time

A estratégia é o conjunto de ações coordenadas que uma organização implementa para alcançar um determinado objetivo ou resultado. No âmbito corporativo, a estratégia define qual será o caminho adotado pela empresa em direção ao sucesso, seja no mercado ou em um cenário competitivo.

Dessa forma, é crucial que os gestores comuniquem a estratégia de maneira eficiente para todo o time, a fim de garantir alinhamento em relação à execução, assim como para proporcionar um bom direcionamento de esforços necessários para o alcance dos objetivos estratégicos da empresa. 

Além disso, a comunicação clara ajuda a equipe a priorizar tarefas e tomar decisões alinhadas, evitando o desperdício de tempo e de recursos em atividades que não agregam valor à estratégia principal.

4 passos para comunicar a estratégia

Levando em consideração a nossa vasta experiência como empresa de consultoria em estratégia, enquanto IEEP, nós acreditamos que existem 4 passos que você pode seguir, como gestor, para comunicar para o seu time de maneira mais eficaz sobre a estratégia da empresa, potencializando os seus resultados. São eles:

  1. Explicar o porquê;
  2. Explicar o que;
  3. Traduzir e conectar;
  4. Trazer a  estratégia para rotina.

A partir de agora vamos tratar acerca de cada um de modo mais aprofundado, supondo, como exemplo, que a sua empresa queira aumentar o faturamento anual. Vamos lá?

 Explicar o porquê:

O porquê pode ser definido como o motivo pelo qual aquela estratégia é traçada, e quais são os resultados almejados a partir dela. Neste sentido, uma estratégia bem comunicada pode aumentar o senso de propósito e motivação da equipe, já que esta estará ciente acerca do “porquê” da equipe estar realizando a tarefa A ao invés da tarefa B, por exemplo.

Conforme o nosso exemplo, é importante que o time esteja ciente acerca do porquê é preciso aumentar o faturamento anual, ou seja, o motivo pelo qual a empresa está buscando este resultado. 

  • Exemplo: Pense no Márcio, um gestor do time comercial de uma empresa de franquias que quer expandir sua atuação para uma nova região.  Márcio deve explicar para o seu time o porquê dessa expansão ser importante e qual a intenção deste objetivo. É importante demonstrar para o time qual o impacto que tal direcionamento irá causar.

Consequentemente, quando as pessoas sabem por que estão fazendo algo e como seu trabalho se encaixa em um panorama mais abrangente, os colaboradores tendem a se engajar mais com o propósito da empresa.

Explicar o que:

Nesta etapa, sugere-se que o líder explique para o time quais serão as decisões estratégicas a serem tomadas a fim de alcançar os objetivos traçados. Dessa forma, quando as pessoas sabem o que fazer, elas entendem claramente suas responsabilidades, metas e o que se espera deles. Isso evita confusões e desalinhamento sobre tarefas e prioridades.

Além disso, o líder deve direcionar as práticas da rotina de trabalho que todos precisam colocar em prática, assegurando o alinhamento e o direcionamento de esforços na mesma direção.

  • Exemplo: Assim, conforme o nosso exemplo, nessa etapa  Márcio explicará ao time quais serão as estratégias utilizadas para expandir a parcela de mercado da franquia. Suponhamos que para alcançar esse objetivo a empresa planeja criar uma super campanha como a mudança de tom de voz da marca e investir numa nova operação de vendas. Assim ele explicará quais são essas decisões que foram tomadas. Logo, ficará mais claro o que será feito para atingir os objetivos estratégicos. 

Traduzir e Conectar:

A estratégia deve ser uma diretriz de fácil entendimento, ou seja, simples para que todos consigam compreender o que está sendo proposto. Por isso, é crucial que o gestor traduza a estratégia para o restante da equipe. Isto por meio da explicação de termos e conceitos que possam ser desconhecidos para o time.

  • De acordo com o nosso cenário exemplificativo, Márcio fará com que essas ações e projetos estratégicos, que por vezes possam parecer fáceis de serem entendidos, sejam realmente compreendidos pelo time. Assim, a partir disso, será explicado o que é cada projeto e como ele impactará nas ações da equipe. O que significa mudar o tom de voz da marca e como esta ação vai demandar mudanças diretamente na operação. Além disso, Márcio deve conectar junto ao time quais são as ações micro que devem realizar para que o projeto macro aconteça da maneira esperada. Por fim, demonstrará que o time deve mudar o posicionamento frente ao cliente, reformular a forma de se comunicar com stakeholders, criar novas abordagens  comerciais e assim por diante… 

Dessa forma, para que a estratégia permeie a cultura organizacional, tornando-se rotina para as pessoas, é preciso que elas entendam suas diretrizes para que consigam internalizá-la em suas ações cotidianas. Por isso, quando a estratégia for bem traduzida, ela se torna parte da cultura organizacional e do dia a dia. Aumentando as chances de sucesso na execução.

Por isso, a conexão entre estratégia e as ações do dia a dia está no fato de que a estratégia estabelece o direcionamento para a organização, enquanto as ações diárias são a execução prática dessa estratégia. Logo, as decisões e tarefas cotidianas devem estar alinhadas com a estratégia para que a empresa avance na direção dos seus objetivos.

Trazer a estratégia para rotina:

Você já ouviu falar naquela frase popular: “quem não é visto não é lembrado?”. Então, a mesma premissa se aplica à estratégia. É preciso que a liderança da corporação esteja sempre relembrando o time acerca de quais são os alinhamentos estratégicos propostos, para que estes não caiam no esquecimento da equipe.

  • Assim, conforme o exemplo, Márcio deve ser o guardião da estratégia, portanto deve relembrar o time de maneira contínua acerca de quais são os alinhamentos estratégicos, seja nas Reuniões Gerais do time, seja nas Retrospectivas, ou até mesmo nos alinhamentos departamentais. O importante é que a equipe esteja constantemente ciente dos resultados que estão sendo buscados. 

Por isso, o gestor precisa estar atento acerca de como trazer a estratégia para a rotina de trabalho dos colaboradores. Ele precisa orientar as ações continuamente em direção ao objetivo traçado. Nesta perspectiva, fica claro que não adianta traçar uma estratégia completa para a empresa, se os colaboradores não se engajarem e não a implementarem rotineiramente.

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Conclusão sobre comunicar a estratégia

A estratégia é o que transforma a visão de uma empresa em resultados concretos, guiando a organização rumo ao futuro que deseja construir. No entanto, conforme pontuamos, de nada adianta uma boa estratégia se ela não for comunicada para a equipe. 

Sem uma boa explanação das diretrizes e alinhamentos estratégicos, a empresa dificilmente irá conseguir colocar em prática o plano que traçou. Por isso, uma boa comunicação estratégica pode ser o diferencial que a sua empresa precisa a fim de alcançar o sucesso almejado.

Quer saber um pouco mais sobre como você pode traduzir a estratégia da empresa para a sua equipe? Entre em contato com os nossos consultores especializados no assunto.

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