Introdução
Se você trabalha com agilidade, provavelmente você já ouviu falar da palavra “kanban”, a qual se remete a abordagens que visam à melhoria contínua dos processos e à flexibilidade. Nesta perspectiva, pode-se falar do Método Kanban e do Quadro kanban. Apesar de o quadro kankan ser uma das ferramentas por trás do Método Kanban, os dois não são a mesma coisa.
Contextualizando os conceitos
Inicialmente, para entendermos essa diferença iremos contextualizar sobre o surgimento do cartão do quadro kanban e do Método Kanban. A nomenclatura kanban surgiu no mundo da gestão a partir do sistema Toyota de produção. Neste sistema, os cartões eram colocados em uma espécie de expositor para dar clareza do que precisava ser desenvolvido na linha de produção. Assim, um dos principais objetivos da criação dos cartões kanban, na época, foi a melhoria contínua da eficiência da linha de produção da empresa, reduzindo desperdícios e otimizando a execução.
Já o Método Kanban foi desenvolvido por David J Anderson, um desenvolvedor de software, com o intuito de combinar a abordagem enxuta do Lean Manufacturing do sistema Toyota com o ágil da gestão de projetos de software. Um dos principais objetivos da criação deste método foi visando uma perspectiva que fosse capaz de trazer melhoria contínua aos processos da empresa, a partir da otimização do fluxo de trabalho.
Assim, criou-se o Método Kanban, o qual auxilia diretamente na resolução eficientes de demandas, por meio dos seguintes benefícios:
- Gestão visual das tarefas;
- Fácil utilização de ferramentas como o quadro kanban;
- Centralização de informações;
- Otimização de fluxos de trabalho, pois as tarefas ficam melhor distribuídas;
- Maior priorização e clareza nas demandas.
Agora que já entendemos quais são alguns aspectos iniciais do Método Kanban e do quadro kanban, para que a sua equipe consiga, de fato, trabalhar utilizando-os, é preciso que se saiba qual é a diferença entre ambos. Então, vamos entender no que eles se diferenciam?
Método Kanban
O Método foi criado a fim de combinar preceitos da metodologia ágil e do pensamento Lean, para otimizar e melhorar processos de trabalho. Neste sentido, este método visa proporcionar a evolução e a melhoria da eficiência e da produtividade de uma organização, áreas e times.
Trata-se de uma abordagem de gestão que deve ser aplicada a um processo ou método de trabalho já existente dentro da sua empresa. Dessa forma, o método tem a intenção de ajudar a guiar as empresas a gerenciarem melhor suas demandas, a partir da melhoria da prestação de serviços ao cliente, por meio de uma maior entrega de valor.
Por isso, um dos meios para identificar se você sabe aplicar o Método, é identificar se tais características são analisadas e implementadas na sua empresa:
- Ferramentas de visualização do andamento das demandas (quadros de gestão visual);
- Gestão de fluxo;
- Melhoria contínua dos processos.
Quadro kanban
A palavra kanban surgiu do japonês, e quer dizer algo como “quadro de sinal” ou “sinal visual”. Assim, é bem comum tratar sobre o quadro kanban a partir da perspectiva de uma representação visual do andamento dos processos e das demandas a serem executadas pelo time.
Dessa forma, as empresas comumente utilizam ferramentas que disponibilizam o quadro a partir da divisão do mesmo em colunas de “a fazer”, “fazendo” e “feito”.
Tais colunas conterão cartões a serem arrastados entre as colunas, seguindo a ordem do fluxo. Dessa forma, direcionando de maneira mais ágil e inteligível acerca de qual é o estágio da execução do projeto ou tarefa. Para isso, existem algumas plataformas que podem te auxiliar nesse processo, como:
- Trello;
- ClickUp;
- Asana;
- Notion.
Nesta perspectiva, pode-se dizer que o quadro kanban se diferencia do método. O método consiste em uma estrutura maior de trabalho que reúne um conjunto de práticas para a gestão de demanda. Dessa forma, o Método Kanban foca em tornar visível e melhorar o fluxo de demandas. Através da redução do paralelismo para dar ênfase em qualidade, e promover a melhoria contínua do processo de trabalho.
Já o quadro se resume a uma ferramenta de trabalho, que combina a gestão visual de processos e a agilidade no fluxo das demandas.
Logo, podemos citar algumas vantagens da utilização do quadro, como:
- Facilidade na gestão das demandas;
- Maior facilidade para identificar gargalos processuais;
- Controle das etapas nas quais as demandas se encontram.
Conclusão
Por fim, para que a sua empresa consiga implementar de forma eficiente o Método Kanban, utilizando como uma das ferramentas o quadro kanban, é importante que os gestores estejam atentos a essa diferenciação entre ambos.
Além disso, quanto mais personalizada for a implementação da metodologia e da ferramenta, mais valor a organização trará para o cliente, por meio da entrega de produtos e serviços cada vez mais ágeis.
Que tal uma vídeo aula sobre o tema?
Quer saber mais sobre como a sua empresa pode trabalhar de acordo com o método e o quadro kanban?
Entre em contato com os nossos consultores especializados!