O Planejamento Estratégico (PE) é um processo fundamental para guiar a organização em direção a seus objetivos. Essa ferramenta envolve a definição de metas claras, a análise do ambiente interno e externo, e o estabelecimento de ações para alcançar essas metas. No entanto, apesar de sua importância, muitas empresas falham quando o assunto é implementar e comunicar. Tais dificuldades podem ter diversos motivos que variam dependendo do contexto da organização. Se você quiser aprender mais sobre como montar o Planejamento Estratégico da sua empresa em 7 passos, clique aqui.
Neste cenário, levando em consideração a nossa vasta experiência enquanto empresa de consultoria em estratégia, notamos que alguns fatores são recorrentes quando se trata da implementação exitosa do PE nas corporações.
Por isso, a fim de te auxiliar a identificar se a sua empresa está cometendo estes erros, elencamos as 5 principais falhas que podem comprometer o seu PE. São elas:
- Planejamento Estratégico Extenso e Confuso;
- Planejamento estratégico não resolutivo;
- Planejamento Estratégico como um Slogan de Marketing;
- Planejamento Estratégico que não envolve as pessoas;
- Falta de comunicação e entendimento das pessoas em relação ao Planejamento Estratégico;
A partir de agora, iremos detalhar um pouco mais sobre essas características. Vamos lá?
Planejamento Estratégico Extenso e Confuso
Um planejamento estratégico muito extenso pode se tornar um grande obstáculo para o sucesso de uma organização. Quando o plano é longo e repleto de detalhes excessivos, as equipes correm o risco de não compreendê-lo e internalizá-lo completamente.Por isso, a complexidade excessiva dificulta a implementação, fazendo com que o plano não saia do papel.
A capacidade de verbalizar o PE é um indicativo de que as pessoas entenderam as diretrizes estratégicas. Se os colaboradores não conseguem explicar os objetivos estratégicos de forma clara e simples, é provável que não saibam como contribuir para alcançar essas metas.Para que todos compreendam a estratégia, é essencial comunicá-la de forma simples, prática e acessível em toda a organização.
Planejamento estratégico não resolutivo
Em regra, a iniciativa de elaborar um PE para a empresa é proposta pela Diretoria. Neste cenário, vale salientar que as divergências de opiniões são necessárias e bem-vindas, a fim de proporcionar inovações e estratégias disruptivas para a corporação, gerando discussões profundas entre os diretores.
Contudo, a diretoria é composta por pessoas com diferentes visões de mundo e opiniões. Por isso, é importante que o PE não seja um canal que fomente o desalinhamento entre essa diretoria.Nesse sentido, os diretores podem ter opiniões divergentes, mas precisam chegar a um consenso para definir o que fazer e o que não fazer, garantindo que a estratégia guie o time em direção a um objetivo comum.
Planejamento Estratégico como um Slogan de Marketing
É muito importante que o PE tenha um apelo emocional , que engaje e motive a equipe. Assim, é comum que se incorpore elementos de marketing, a fim de tornar o planejamento estratégico mais atrativo e exequível. No entanto, deve-se tomar cuidado para que esse apelo não seja apenas de cunho marketeiro, e para que a estratégia não fique apenas no plano das ideias. Dessa forma, é necessário que o PE seja incorporado na rotina da equipe, criando um propósito comum a ser executado.
Quando tratamos o planejamento estratégico apenas como um slogan de marketing, sem uma execução bem definida, ele perde a eficácia como ferramenta de gestão e transformação organizacional. Este de abordagem cria uma série de problemas que comprometem o alcance dos objetivos estratégicos.
Por isso, tratar o planejamento estratégico como um slogan de marketing enfraquece a conexão entre comunicação e execução, e mina a credibilidade da liderança. Logo, ao invés de guiar a empresa para escolhas estratégicas claras e direcionadas, essa abordagem cria confusão, frustração e perda de foco.
PE que não envolve as pessoas
As pessoas constroem as empresas, então faz todo sentido que participem ativamente da execução e elaboração do Planejamento Estratégico. Quando o planejamento ocorre de forma isolada, sem considerar as perspectivas, o conhecimento e o engajamento dos colaboradores, ele se torna uma estrutura desconectada da realidade operacional e, consequentemente, difícil de implementar com sucesso.
Neste cenário, precisamos destacar que as pessoas querem pertencer. Dessa forma, quando os colaboradores se sentem parte de algo maior, como um planejamento estratégico compartilhado, eles não apenas se tornam mais motivados, mas também assumem um maior grau de responsabilidade pelas decisões tomadas.
Falta de comunicação e entendimento das pessoas em relação ao Planejamento Estratégico
Muitas empresas dedicam tempo e recursos valiosos para elaborar um planejamento estratégico sólido e detalhado, mas um erro comum que compromete o sucesso desses planos é a falha na comunicação.
O planejamento, por si só, não garante resultados. O PE precisa ser comunicado de forma eficaz para envolver e engajar a equipe. Se a estratégia não é bem apresentada, explicada ou compartilhada, ela não ganha vida dentro da organização. Nesse caso, todo o esforço de planejamento pode se perder, e as chances de sucesso diminuem drasticamente.
A comunicação eficaz do é tão importante quanto o próprio processo de planejamento. Elaborar um plano sólido não basta; é essencial apresentá-lo, discuti-lo e garantir que todos os colaboradores o internalizem. Se você quiser saber como garantir que seu time entenda a estratégia do negócio, clique aqui e assista a um vídeo do IEEP no Youtube.
Conclusão
Nesse cenário, o Planejamento Estratégico precisa, portanto, considerar mais do que apenas a estratégia, abrangendo também o envolvimento ativo das pessoas, a clareza na comunicação e o alinhamento entre todos os níveis da organização. Com esse cuidado, as ações realmente saem do papel e se transformam em resultados concretos e sustentáveis.
Por isso, se você, enquanto gestor, quer garantir que o Planejamento Estratégico da sua empresa seja eficiente e executável, entre em contato com os nossos consultores especializados.