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Como a Rede Globo reinventou a Globo.com utilizando a metodologia Scrum

A Rede Globo, uma das maiores emissoras do mundo e a maior do Brasil, enfrentou problemas ao implementar a sua plataforma online, o globo.com. É claro que criar um portal tão grande, com a ambição também bem elevada é desafiador. Porém, a Rede Globo resolveu seus problemas aplicando a metodologia Scrum.

Quer entender como isso foi feito e como o scrum ajudou a empresa a colocar seu novo portal no ar? Confira!

Qual era o problema que a Rede Globo enfrentava?

Quando o globo.com surgiu, ele usava uma ferramenta muito popular no mercado. Ela certamente era boa, mas prejudicava uma parte do trabalho. Primeiramente, existia um custo muito alto para manutenção da mesma, além de não trazer toda a flexibilidade e funcionalidade que a emissora desejava.

Então, existia o desafio de descontinuar a ferramenta antiga e implementar uma nova. Para isso, a empresa decidiu implementar o Scrum para encontrar a nova ferramenta ideal.

Como a Rede Globo resolveu seus problemas aplicando a metodologia Scrum?

O primeiro passo para resolver o problema usando o Scrum foi montar uma equipe pequena com sete pessoas para estudar as ferramentas disponíveis no mercado, atendendo todas as necessidades da empresa e de seus colaboradores e clientes.

Confira o porquê das metodologias ágeis preferirem a organização em pequenos times neste outro artigo do Blog IEEP.

É claro que durante a pesquisa foram encontradas diversas ferramentas. Porém, a empresa esbarrou em outro problema: nenhuma das soluções tinha o conjunto completo de funcionalidades desejadas.

Então, a empresa decidiu inovar. O objetivo passou a ser reunir as melhores ideias de cada uma das ferramentas e criar um modelo interno.

Como o Scrum ajudou no desenvolvimento do Globo.com?

A ideia parecia perfeita. Afinal, porque contratar uma ferramenta que não será a ideal, se a empresa pode simplesmente desenvolver a sua solução própria, exatamente com aquilo que ela quer?

Porém, foi esbarrado em mais um problema. A entrega não estava sendo tão rápida quanto à diretoria desejava, o que levou a uma necessidade de acelerar.

Durante o processo, foram estudados diversos cenários de como empregar a metodologia ágil, e de como organizar um crescente número de colaboradores, que passou de 7 para 50 profissionais!

Durante o processo, foram aprendidas lições muito importantes.

Um dos aprendizados obtidos foi algo que as empresas normalmente não dão tanta atenção, mas que fez enorme diferença: o mobiliário e layout do escritório. Ao invés de usar baias fechadas, a empresa adotou um único “mesão” que ajudou na comunicação.

Outro desafio foi a preparação para a adoção deste método. Como ele ainda é novidade para muitas organizações e difere bastante de modelos tradicionais, os colaboradores ainda não estão necessariamente preparados para trabalhar com ele. É preciso que haja um grande esforço dos envolvidos, desde os Product Owners, Scrum Masters e na própria equipe.

Um dos pontos mais importantes de se assimilar e que percebemos bastante resistência por parte das empresas é a mudança cultural necessária para a implementação de uma metodologia ágil.

Junto com a ferramenta, vem um conjunto de princípios e valores, que dão mais autonomia e responsabilidade para os colaboradores, além de mudar a forma como todos na organização devem pensar e trabalhar.

Apenas aplicar alguma metodologia ágil não garante que a equipe seja ágil: agilidade é um conceito mais relacionado a mentalidade do que a processos. E esse é um aprendizado que qualquer equipe verdadeiramente ágil pode confirmar!

A forma como a Rede Globo resolveu seus problemas aplicando a metodologia Scrum traz boas lições. Então, se você quiser entender tudo sobre o Scrum e a Cultura Ágil, confira o nosso eBook completo sobre essa metodologia:

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