Existem muitas dúvidas quando o assunto envolve as diferenças entre um Scrum Master e um Gerente de Projetos. Ainda que ambos possuam características diferentes é possível, sim, notar algumas similaridades entre as funções.
Entender o que cada um significa e quais suas diferenças pode auxiliar bastante a entender as dores da equipe para que a organização consiga seguir rumos com mais sucesso, uma vez que cada função tem seus prós e contras.
Que tal aprofundar um pouco mais seus conhecimentos sobre o Scrum antes de entender a diferença entre esses papeis? Clique aqui e acesse o artigo: “O que é Scrum: desvendando de uma vez por todas”.
Gerente de Projetos
Um gestor, por si só, é aquela pessoa que possui uma presença de grande importância para o bom andamento de qualquer projeto dentro da corporação, principalmente aqueles de maior complexidade. Dessa maneira, ele torna-se peça-chave para garantir a comunicação eficaz e o desempenho adequado de todos os envolvidos, além de definir a melhor alocação de recursos.
Assim um Gerente de Projetos, conhecido também como GP, é o profissional responsável por garantir que todos os projetos sejam implementados corretamente. Dessa maneira, torna-se o principal ativo para garantir a falha ou sucesso do projeto.
As principais atividades de um Gerente de Projeto são:
- Realizar o planejamento;
- Acompanhar o andamento;
- Observar as metas a serem batidas;
- Acompanhar o prazo e as entregas.
Scrum Master
Diferente do Gerente de Projeto, o Scrum Master não é diretamente o responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de um projeto. No entanto, o Scrum Master é uma peça importante para:
- Auxiliar e motivar a equipe;
- Remover barreiras que impedem o sucesso e crescimento do projeto;
- Promover comunicação contínua;
- Garantir a aplicação dos rituais e artefatos do Scrum.
O papel do Scrum Master é formar um time de desenvolvimento, garantindo que ele seja totalmente funcional e produtivo, além de assegurar que o processo como um todo esteja sendo seguido. O Scrum Master deve facilitar as Daily Meetings, ou seja, pequenas reuniões diárias, de no máximo 15 minutos, em que os membros da equipe falam sobre o andamento do projeto. Também é de sua responsabilidade contornar qualquer obstáculo que os profissionais mencionem nestas reuniões.
De forma resumida, o Scrum Master atua como uma ótima linha de apoio para a equipe, funcionando bastante como um líder servidor desses profissionais. Além disso, é sua função garantir que o Scrum esteja sendo implementado de acordo com os acordos firmados entre as equipes. Caba a ele facilitar, por exemplo, as reuniões diárias (Daily Scrum) e ajudar os membros a descobrir os melhores métodos de trabalho.
Também é importante que o Scrum Master permita que a equipe esteja alinhada com a importância do projeto e, por meio da motivação e do bom relacionamento, oferecer transparência e segurança para sanar as possíveis necessidades, caso elas surjam.
Para isso é importante que o Scrum Master tenha um domínio sobre a metodologia Scrum, identificar cada sprint e seu product backlog.
Quer entender melhor este papel do Scrum e sua importância? Confira neste texto um descritivo completo sobre o assunto.
Diferença entre o Scrum Master e o Gerente de Projetos
Após entender que o Gerente de Projeto é um profissional de grande importância para determinar o sucesso ou falha do projeto e que o Scrum Master, em um ambiente ágil, organiza e facilita a equipe para o projeto, fica mais fácil compreender suas diferenças.
Logo, de maneira simplificada e descomplicada, o Scrum Master é o ponto de apoio principal da equipe Ágil, funcionando muito como um líder. Enquanto isso, o Gerente de Projetos deve ser o centralizador do comando, um líder técnico, com habilidade necessária para tomar todas as decisões que envolverão o projeto.
Funções que se completam
Mesmo que o Scrum Master não compartilhe de todas as funções que o Gerente de Projetos, a similaridade entre eles está no foco do sucesso do projeto. Afinal, embora utilizem meios diferentes, ambos os profissionais almejam o mesmo propósito.
O Gerente de Projetos precisa ser um controlador do processo, alocando recursos e planejando prazos, enquanto o Scrum Master foca na garantia das boas práticas do Scrum, na redução de impedimentos e em encontrar os melhores métodos de trabalho.
Cada projeto conta com suas particularidades e desafios. Consequentemente, não existe uma maneira única e universal pela qual todos os projetos devem ser geridos. Dessa maneira, entender as diferenças entre um Scrum Master e um Gerente de Projetos facilita a decisão de qual metodologia a equipe/organização irá aderir.
Tenha ainda mais clareza sobre qual caminho seguir lendo também o nosso E-Book Completo sobre o Scrum!